Damos-te graças, ó Deus,damos-te graças, pois perto está o teu nome;todos falam dos teus feitos maravilhosos.
Salmos 75:1

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Carreira de Técnico em Radiologia

As oportunidades no mercado de trabalho para o jovem profissional técnico em radiologia. Entenda os desafios do curso e as aplicações dos conceitos diante a carreira profissional.

A Carreira do Técnico em Radiologia

De forma objetiva, o profissional técnico em radiologia tem por tarefa primordial em sua carreira a operação

de diversos tipos de equipamentos de diagnósticos. Tais equipamentos são utilizados principalmente na área médica. Tais equipamentos são fundamentais na medicina moderna, garantem um auxílio extra para os médicos, pois através do mesmos é possível fazer diagnósticos através das imagens de estruturas internas do organismo, como exemplo temos os exames que utilizam ressonância magnética, os famosos exames de raio-x, entre outros. O profissional técnico em radiologia também encontra oportunidades com pesquisa e desenvolvimento nas indústrias e na área acadêmica. Na área industrial os conhecimentos adquiridos durante o curso também são utilizados na manipulação de aparelhos com fins semelhantes aos aparelhos médicos, também possuem a função de diagnóstico, porém aplicadas as necessidades: produtos, soldas, estruturas, etc.




O Curso Técnico em Radiologia

O futuro profissional aspirante a técnico em radiologia possui carga horária tanto voltada para as matérias biológicas, como também para as matérias técnicas em exatas e humanas. O curso técnico entende a necessidade do mercado de trabalho, assim o mesmo é focado na área médica, provendo conhecimentos diretos na área, realçando conceitos em fisiologia e anatomia.
É interessante também que o profissional tenha capacidade técnica sobretudo na utilização das máquinas, desta forma é uma preocupação o desenvolvimento de habilidades nesta área, com conceitos firmados em computação, sobretudo na operação dos equipamentos. Há também aulas voltadas ao lado humano, com interação com o paciente e alguns conceitos práticos na gestão dos processos.
Como a radiologia envolve certos riscos devido a exposição de radiação, os estudantes são instruídos aos aspectos físicos desta exposição e também as vantagens na utilização correta da mesma: processos de obtenção de imagens (órgãos internos, estrutura óssea, etc), esterilização alimentícia, verificação estrutural (edificações e produtos).

Oportunidades no mercado de trabalho

Há uma crescente demanda no mercado voltada aos profissionais técnicos em radiologia, principalmente
com o avanço da medicina e a popularização dos planos médicos e de saúde. Como os exames de imagem são de grande auxílio aos médicos pois demonstram com imagens e até geram relatórios sobre diversas estruturas do organismo, estes estão sendo cada vez mais utilizados. É possível citar os seguintes exames que são largamente utilizados: mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear.
Há também oportunidades em outras áreas que utilizam das técnicas de diagnósticos com obtenção de imagens para analisar diversas estruturas em indústrias. O ramo farmacêutico também possui oportunidades para o jovem profissional, que pode também optar em pesquisa e desenvolvimento e aplicar conhecimentos em diversas áreas.
Porém, o mercado de trabalho ainda tem forte apelo na área médica e o profissional tem grandes chances de empregabilidade na operação dos equipamentos de diagnósticos.

Aplicações práticas da Radiologia

Na área médica, onde sua utilização é mais destacada, os estudos envolvem a obtenção de imagens raios-x
por Wilhelm Röntgen, iniciando assim vários estudos envolvendo a radiologia houve também a descoberta de várias aplicações benéficas a humanidade de estruturas internas do organismo. Há aplicação em humanos e animais irracionais (medicina veterinária). Na odontologia é bastante utilizado para verificar características da arcada dentária, ou mesmo diagnosticar algum problema dentário específico.Com a descoberta dos 
No setor alimentício há estudos sobre a eficiência na conservação dos alimentos após estes serem submetidos a esterilização de bactérias e fungos após utilização de conceitos daradiologia (radiação).
No setor industrial há interesse na radiologia principalmente para diagnosticar a qualidade de certas estruturas para evitar riscos (soldas em reatores, qualidade de estruturas metálicas, entre outros).
No ambiente acadêmico há também continuidade nos estudos da radiologia afim de auxiliar cada vez mais a humanidade. O setor de pesquisa e desenvolvimento nesta área continua ativo.

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/curso-tecnico/radiologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário